
Numa mastite os canais por onde passam o leite ficam obstruídos provocando a inflamação. Os sintomas costumam aparecer nos primeiros 2 dias da condição. Ainda que normalmente só apareça numa mama, pode aparecer nas duas tornando o torso da senhora em questão extremamente sensível a todo o toque. Certo é que quanto mais depressa se começar o tratamento mais fácil é de controlar os sintomas a manter o bem-estar da mãe e bebé, evitando que se atinjam estados drásticos que exijam intervenção médica.
Tudo o que ajude a esvaziar o peito é meio caminho andado para a recuperação. Por isso recomenda-se:
- Dar de mamar o mais possível, e do peito afectado primeiro e mais que o outro.
- Tirar leite, se necessário.
- Descansar IMENSO!
- Se o peito estiver muito quente, fazer massagem com óleo de côco, da base para o mamilo.
Para a febre e infecção
- 2 chávenas de chá de equinácia durante 5 dias + 1 chávena nos 5 dias seguintes (acrescentar uma menta a este chá também ajuda e torna-o mais agradável).
- compressas de couve: lavar bem a folha com água tépida e aplicar sobre a área inflamada. É importante usar couves que não tenham estado em contacto com agentes tóxicos e pesticidas.
Para dores e alívio do peito
- compressas quentes de salsa: amarrar um bom ramo de salsa num pano, levar a ferver 10-15 minutos e deixar arrefecer. Quando estiver a uma temperatura confortável (o mais quente possível sem incomodar) aplicar no peito. Aplicar a compressa 4 a 5 vezes por dia, de preferência antes de dar mama. Cada aplicação deve durar 5 minutos, por isso é bom poder colocar a compressa de novo na água a ferver para se manter quentinha durante esse tempo. Alivia o inchaço e as dores e o calor ajuda a desobstruir os canais.
- lavagens ao peito: encher o lavatório com água quente e meter a mama afectada lá dentro. Massajar da base até ao mamilo e deixar o leite sair.
Boas amamentações!
Sem comentários:
Enviar um comentário