domingo, 15 de maio de 2011

Sabias que...?

Sabias que o tomate, entre outros alimentos, podem ajudar a proteger-te contra os efeitos dos raios solares?
Pois é, este fruto contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados nas células pelos radicais livres, que lhe atribui a sua cor vermelha.
Num episódios de programa com a chancela da BBC - The Truth About Food - foi feito um estudo em que o consumo de aproximadamente 60 gr/dia de pasta de tomate, durante 12 semanas, aumentou a capacidade natural da pele se proteger contra os raios UV em 30%.

Mas antes que se ponham a comprar o stock inteiro de tomate do supermercado é preciso ter em atenção que:
1.É preciso ingerir o tomate antes de nos plantarmos ao sol. Ou seja, começar 3 meses antes de ir de férias e continuar durante todo o período em que se está exposto.
2.Esta substância, o licopeno, existe na proporção de 13% no tomate cru. Para maximizar a quantidade é necessário cozinhar o tomate e aí pode-se obter até 70%. Produtos como o ketchup e os molhos de tomate são bastante ricos em licopeno, pelo que o seu uso também é aconselhável (cuidado com as marcas e os químicos, o melhor é fazer molho de tomate em casa!).
3.Os produtos biológicos são mais eficientes que os expostos a químicos (surprised???)

Outras fontes de licopeno de fácil acesso são o mamão, a papaia, a melancia e a manga.
Outra vantagem da ingestão de licopena é a redução da probabilidade de contrair cancro na próstata, bem como o desenvolvimento de tumores nesta região.

1 comentário:

  1. Encontrei este seu blog por acaso e já estou a adorar.
    Parabéns e boas postagens :)

    ResponderEliminar