quinta-feira, 5 de maio de 2011

O tio James dá grandes dicas!!!

Para quem não conhece o tio James (James Wong) aqui vai um site imperdível de receitinhas maravilhosas. Já tem dois livros editados (não, ainda não estão na nossa biblioteca mas talvez num futuro próximo... haja tempo para tudo!). Chamam-se Grow Your Own Drugs (e também não, não tem a ver com as papoilas brancas que agora se vêem em todo o lado, pelo menos aqui para os lados da Ericeira. Já ouvi umas explicações para o aparecimento destas plantinhas tão conhecidas mas prefiro não veicular, para não levantar falsos testemunhos. O que é certo é que antes não se viam e agora volta e meia há umas aparições...). Enfim, mas dizia eu que o tio James é craque nisto das receitas. O site dele já está na lista Similares, mas fica aqui o link mais uma vez. Experimentem colocar um número de página ao calhas e verão o resultado...


Por hoje vou deixar-vos com uma receita óptima para as queimaduras de todo o tipo:

Cubos de Gel Gelado de Aloe Vera e Calendula

Ingredientes:
  • 2 folhas maduras de aloe vera
  • 4 cabeças frescas de calendula
  • 16 gotas de óleo essencial de lavanda (1 gota por cubo)

Preparação:
  • Descascar o aloe e retirar o gel
  • Colocar na batedeira com a calendula e misturar até obter um "batido"
  • Colocar o gel nos tabuleiros de gelo e colocar uma gota de óleo essencial de lavanda por cubo
  • Congelar. Conservar no congelador até 6 meses


Aplicação:
Apliquem um cubo directamente sobre a parte afectada. Usem um guardanapo ou pano porque vai escorrer a sério quando começar a descongelar mas o alívio que provoca e a frescura são fantásticos.


Dica para descascar o aloe:
Cortar a folha do aloe o mais próximo da base possível (podem guardá-las no frigorífico por 2 semanas)
Cortar os picos laterais do aloe
Retirar a parte extereior da folha com cuidado para não raspar a parte interior verde

Propriedades fitoterapêuticas:
O aloé vera é uma verdadeira farmacopeia por si só, bastante usado em diversos sistemas de medicina alternativa, em todos os continentes. Acalma e regenera a pele de forma única, mesmo aplicado sozinho e em gel. A calendula também é exímia em reparar a pele exposta a queimaduras. Com a chegada do solzinho recomendo vivamente ter este miminho em casa para depois dos dias prolongados na praia (para quem pode!) ou a trabalhar de enxada na mão (para quem gosta!).

Sem comentários:

Enviar um comentário