terça-feira, 3 de maio de 2011

Manuais de Thai Massage / Thai Yoga

Mais dois livritos para consulta, desta vez sobre massagem tailandesa. E não se confundam que não requer que seja dada de tanga, como aliás podem ver pela foto. Para quem não conhece, a Massagem Tradicional Tailandesa é também chamada Thai Yoga e consiste primordialmente numa sequência de estiramentos assistidos. Isto quer dizer que quem recebe a massagem faz yoga involuntário (sabe TÃO bem!!!). Os links já estão na biblioteca ou então podem seguí-los por aqui Thai Massage Manual e Traditional Thai Massage.
O papel mais importante da massagem tailandesa é, como parte de um sistema holístico, o de estimular os processos naturais de cura do corpo.
Alguns dos seus benefícios documentados desde há pelo menos 3000 anos são o melhorar a circulação, flexibilidade e tónus muscular. Em muitos casos – tais como o de músculos excessivamente trabalhados, fadiga, luxações e entorses – e se for adequadamente aplicada, a massagem tailandesa pode representar um papel vital na reparação de tecido danificado. Esta mistura de acupressão e alongamentos é principalmente benéfica para aqueles que se encontram doridos, tensos e cansados. Ao encorajar a função linfática esta pratica consegue desintoxicar o corpo, aumentar os índices do sistema imunitário e precaver doenças e ferimentos, graças à flexibilidade de articulações e ligamentos que proporciona. Para além disso também promove um alívio do stress, estados de relaxamento puro, músculos alongados e aquecidos, fluxo de energia curadora, maior flexibilidade, maiores níveis de energia e mais centrada, ajuda a manter os níveis de atenção na tarefa a desempenhar, alívio em dores musculares e das articulações, um sentimento de confiança e bem-estar.
É a preparação ideal para participantes de eventos desportivos ou qualquer outra prova mental ou física e é altamente terapêutica para os que sofrem de dores derivadas de tensões, ferimentos ou doença.
Ainda assim, o terapeuta de massagem tailandesa deve reconhecer as suas limitações e deve evitar tratar pacientes com doenças dos órgãos internos, ferimentos crónicos e doenças degenerativas, para além dos outros casos em que não se deve aplicar nenhum tipo de massagem, salvo por indicação médica expressa.
Se precisarem de informação ou tiverem alguma dúvida específica comuniquem. Como terapeuta e formadora deste estilo talvez possa ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário