terça-feira, 5 de março de 2013

Planta do Mês: Aveia

Herbalismo Ocidental:

Há diversas razões que nos obrigam a olhar para a aveia (Avena sativa) de uma forma especial.
Já não é só o sabor fantástico ou as propriedades alimentares que tem. A aveia, aquela mesma que as nossas mães e avós nos faziam para o pequeno almoço numa papa que nos alimentava a manhã toda e garantia que fôssemos à casa-de-banho com regularidade, era usada antigamente para encher os colchões de palha, por ser abundante (dá-se nas partes temperadas do globo indiscriminadamente) e de fácil acesso (matéria prima barata). Mesmo nesta aplicação que, à primeira vista, não produz efeitos terapêuticos, provou ser benéfica para pessoas que sofriam de reumatismo.

As suas aplicações mais comuns estão relacionadas com a terapia alimentar, em que é uma fonte de cálcio, proteínas e vitaminas. É altamente nutritiva, o que a torna o alimento ideal para pessoas em convalescença e com estado de magreza agravados. Os efeitos que tem sobre todos os tecidos do corpo, nutrindo e protegendo, tornam-na perfeita na alimentação e dermo-cosmética. A forma como nutre os músculos torna-a uma favorita dos desportistas. Estudos efectuadas na Austrália, com desportistas de alta-competição, demonstram que uma dieta de aveia aumenta em 4% os níveis de energia do corpo durante os treinos e competições.

Os seus benefícios não se ficam por aqui! Esta é uma óptima forma de regular os intestinos e garantir a expulsão de toxinas com a frequência necessária.
Mas, sendo um alimento/medicamento tão completo, os seus usos são vastos em várias áreas. Por exemplo, é conhecida por reduzir o colesterol de baixa densidade (ou colesterol mau) sem afectar o de alta densidade (ou colesterol bom). Os efeitos que apresenta a nível do sistema cardiovascular são também de referir, já que diminui em muito a possibilidade de um ataque cardíaco.

Também aumenta os níveis de energia e é considerada um tónico geral, é particularmente indicada para o tratamento de questões nervosas, apresentando resultados anti-depressivos e mantendo a saúde do sistema nervoso central. Por essa razão, também é indicada no combate à insónia.

No tratamento da pele, o seu amido deu mostras de ser calmante, devido às suas propriedades emoliente e de limpeza. Problemas de pele como extrema secura, eczemas e erupções cutâneas? Experimente este cereal maravilha e verá os resultados em muito pouco tempo, principalmente se combinar o uso no banho (com a água de cozer a aveia na banheira) com a alimentação.

A melhor altura para a consumir é de manhã, onde nos garante os nutrientes necessários para um dia bem começado, e um intestino liberto, 2 pontos-chave para uma saúde invejável.


Sem comentários:

Enviar um comentário