terça-feira, 19 de março de 2013

Aveia na pele... saúde certa!

A aveia (Avena sativa) tem muitos outros usos para além da alimentação. Hoje em dia é comum vê-la na lista de ingredientes de champôs, cremes, sabonetes, e muitos outros produtos de dermo-cosmética.
A razão? A aveia cria uma camada protectora e hidratante que nutre e resguarda a pele e cabelo da acção de agentes externos como o sol, o vento, etc.. O seu uso ao longo da história, aliás, é prova de que os benefícios da aveia eram bastante conhecidos. As suas propriedades emolientes e suavizantes são exactamente o que deixa macios pele e cabelo.
Mas como não é só de beleza que vive uma mulher, a aveia tem outras aplicações terapêuticas, como prevenir casos de problemas de pele, envelhecimento prematuro, e tratá-los caso existam.
Uma óptima forma de se aplicar no corpo é juntar um bom bocado de leite de aveia numa banheira com água quentinha, um bocadinho de óleo e/ou umas gotinhas de um óleo essencial e relaxar!
Também se pode cozer a aveia até uma consistência agradável, deixar arrefecer, misturar flores e plantas secas e moídas e um bocado de argila e fazer uma máscara hidratante, nutritiva e suavemente esfoliante, que pode ser aplicada em qualquer parte do corpo. Em casos de problemas de pele, algumas das plantas que se podem juntar a esta máscara são a calendula, a camomila e a alfazema.

Na terapia ayurvédica Pinda Swedana, usa-se aveia para substituir navara, um tipo de arroz com muita goma e propriedades terapêuticas semelhantes à da aveia. O resultado depois de uma massagem de pindas de aveia é uma pele saudável, hidratada e protegida (para além de todas os outros benefícios da terapia). É particularmente indicada para quem tem problemas de pele, especialmente para Vata.

Sem comentários:

Enviar um comentário