segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O que fazer face a sintomas de gripe ou constipação?


Seguem alguns conselhos para o que fazer nestes casos, principalmente se o paciente é o nosso filho ou outra criança próxima de nós e queremos ter o cuidado de não o entupir com medicamentos químicos desnecessários:
Bastante repouso: aconselha-se a todas as idades. Combater uma infecção consome bastante energia e normalmente deixa-nos literalmente prostrados. Quando descansamos estamos num processo de cura, o que é exactamente o que é preciso nessa altura. Estudos demonstraram que o stress tem também um papel no desenvolvimento de doenças. Por vezes darmo-nos um bocadinho de tempo para descansar e relaxar é o suficiente para combater os sintomas de uma febre, dor de garganta, e os outros sintomas comuns destes estados. No caso das crianças, às vezes é um desafio mantê-las tranquilas ou entretidas nestas situações. Experimente brincar, jogar jogos, ler um livro à criança, contar uma história ou mesmo só conversar. Ao entreter-se, a criança esquece a doença e acelera o processo de recuperação. Contudo,na presença de febre é preferível que a criança não veja televisão, leia sozinha ou esforce demasiado a vista, já que , segundo a Ayurveda, tais estado e órgão estão associados ao elemento fogo, o que faz com que esforços visuais aumentem a temperatura durante estados febris. Não se esqueça de acompanhar as alterações de temperatura e regular o que a criança tem vestido.





Inalações de vapor: respirar ar húmido ajuda a libertar o muco nas vias nasais. Uma boa forma de pôr isto é prática é dar um banho à criança, já que tem a vantagem adicional de relaxá-la. Acima dos 24 meses já pode colocar umas gotas de óleo essencial no banho. A menta é particularmente eficaz para descongestionar. Caso use um humidificador, certifique-se de que está sempre imaculadamente limpo, para evitar que acumule bolor e bactérias. Também pode usar óleo essencial com crianças com mais de 2 anos (óleo essencial de orégãos, que é anti-tússico, diluído em óleo de amêndoas doces, aplicado no peito, é particularmente eficiente).

Gotas: de soro fisiológico ou solução salina para bebés, ou água do mar em crianças e adultos, são bastante eficaz a amolecer o muco acumulado nas fossas nasais. Quando deita a criança, coloque uma toalha enrolada debaixo do pescoço, de forma a manter a cabeça para trás e as fossas nasais bem visíveis. Deite 2 ou 3 gotas em cada narina, espere um pouco e depois peça à criança para se assoar. Este mesmo procedimento pode ser aplicado em bebés, colocando a cabeça para trás e deitando as gotas. Depois use um aspirador nasal para retirar o muco amolecido. Pode até tapar uma narina enquanto limpa a outra, para uma sucção mais forte. É particularmente eficaz se feito 15 minutos antes do bebé comer, se ele costuma ter mais dificuldade em respirar nessa altura. Atenção com a sucção, em demasia pode irritar a mucosa interior do nariz. E também não é conveniente usar as gotas mais de 4 dias seguidos, já que pode provocar secura e agravar o problema.

Vão experimentando, entretanto vamos continuando a colocar mais algumas receitas. Se optarem por usar mais que uma estratégia a probabilidade de sucesso rápido aumenta.

Saudinha a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário