quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Buycott! Know who you are buying from!!!

Buycott é uma aplicação que nos permite saber exactamente quem colocou um determinado produto no mercado. Quando as grandes companhias lançam produtos no mercado através de empresas e marcas associadas à casa mãe, pode tornar-se um bocado difícil saber quem exactamente é que vai lucrar com o dinheiro que pagámos pelo produto. Trata-se não só de penalizar empresas com filosofias nas quais não nos revemos mas, principalmente, de canalizarmos esse dinheiro para empresas com produtos semelhantes que respeitem os seus clientes e o planeta.

Ao fazer a leitura do código de barras de um produto, a aplicação permite-nos ver que marcas e companhias estão envolvidas no produto, ter acesso a informações sobre elas, fornecedores, processos de fabricação, tipo de contratação de funcionários, etc. Como li num blog informativo, é um raio X daquilo que está por detrás de cada produto.
Para além disso permite-nos fazer boicotes activos, avisando-nos de cada vez que passamos um produto que venha das companhias existentes, ou acrescentadas por nós, na lista negra.

Por exemplo, imaginemos que queremos explicar ao Sr. Paul Bulcke (CEO da Nestlé que, ao abrigo de preocupações com a escassez de água e consequentemente de alimento num futuro bem mais próximo do que gostaríamos de imaginar, pretende começar a implementar um imposto sobre a pluviosidade, sim isso mesmo, a água que nos cai do céu) que as suas pretensões são, no mínimo, ofensivas. Será muito mais fácil falar-lhe numa língua que ele entenda, ou seja o som do pilim a NÃO cair para dentro dos seus bolsos. Pois é, parece que em reinado capitalista galopante é a única forma de fazermos com que realmente aqueles que produzem a faca e o queijo nos ouçam a nós, que achamos que os temos na mão. Nesse caso o mais fácil seria, por exemplo, deixar de comprar Friskies para o gato, cosméticos da L'Oréal e champôs da Garnier.

Lembro-me bem dos boicotes do meu irmão, ainda pré-adolescente, e de ver a minha mãe a correr no supermercado, anos 80-90, à procura de alternativas porque o Apartheid, a guerra na ex-Jugoslávia ou outro conflito qualquer lhe deram cabo da rotina doméstica. Embora entre-dentes, e maledizendo unicamente os dirigentes responsáveis por tamanha estupidez, lá ia comprando passas e lenços de papel de proveniências menos bélicas. Até hoje me ficou a quase-certeza de que se formos alguns, já faz mossa!


Clicar aqui para ver ao pormenor a teia

Sem comentários:

Enviar um comentário