segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Doshas em Ayurveda

Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, os cinco elementos básicos, manifestam-se no corpo humano como três princípios ou humores, conhecidos como Tridosha. O microcosmo possui três principais: Vata – Pitta – Kapha. Vata surge do ar e do som; Pitta surge do fogo e da água; Kapha surge da água e da terra.
Assim como as necessidades físicas do corpo (urina, fezes e suor), também Vata, Pitta e Kapha só podem manter o corpo saudável quando fluem continuamente para fora dele, mantendo o seu equilíbrio recíproco. A urina é um importante veículo para livrar o corpo do excesso de Kapha; o suor arrasta o excesso de Pitta e as fezes do excesso de Vata. A adequada eliminação dessas substâncias, ajuda a manter os níveis saudáveis dos Doshas dentro do corpo. Só quando Vata, Pitta e Kapha se desequilibram advém a enfermidade.
Quando um organismo é saudável, a sua capacidade de adaptação é grande, a sua digestão poderosa e ocorrem poucos resíduos metabólicos; ao contrário, na má saúde, prevalecem os resíduos. a saúde rege-se pelo princípio de que o semelhante aumenta o semelhante. as pessoas saudáveis tendem a "acumular" mais saúde e as enfermas a adoecer mais vezes, a menos que mudem os seus padrões de comportamento.

Vata está a cargo de tudo o que se movimenta no corpo e na mente. A causa de qualquer movimento, desde o de uma molécula até ao de um pensamento, é Vata quem controla.
Vata impulsiona o alimento através do tubo digestivo; se o trânsito é demasiado lento ou demasiado rápido, a digestão, a assimilação e a eliminação vão ressentir-se disso. Vata contribui também com a combustão do alimento, ao soprar sobre certos órgãos para favorecer a secreção de sucos gástricos. Se o vento é insuficiente, significa insuficiência das secreções; quando há excesso de vento, apaga o fogo.

Pitta está a cargo de todas as transformações do organismo. A assimilação dos alimentos pelo intestino, da luz pelos olhos, os dados sensoriais pelo cérebro, são exemplos de actividades de Pitta.
Pitta decompõem os alimentos, preparando-os para a assimilação; o excesso ou a insuficiência de Pitta dificulta o processo.


Kapha é a influência estabilizadora do ser vivo, lubrifica e mantém as suas diversas actividades que, tal como as de Vata e Pitta, estão inter-relacionadas.Kapha lubrifica o intestino; igual a uma panela, contém os alimentos e mantém o fogo digestivo; o transtorno de Kapha quebra os resultados da digestão.

A menor célula do corpo tem uma estrutura tão complexa quanto qualquer organismo; ingere alimentos, digere-os e expulsa-os do processo. A vida é inconcebível sem estas três actividades: movimento, metabolismo e estabilidade ou energia cinética (Vata), energia potencial (Kapha), e força que regula a conversão de um elemento ao outro (Pitta). Tanto o combustível (Kapha) como a ignição (Pitta) e o ar que alimenta a combustão (Vata) são essenciais para acender o fogo. Se qualquer um deles falta, não se acenderá a chama.

Tanto Vata como Pitta são ligeiros, só Kapha é pesado. Tanto Vata como Kapha são frios, só Pitta é quente. Tanto Pitta como Kapha são húmidos, só Vata é seco. Quase sempre, qualquer coisa seca aumenta Vata  qualquer coisa quente aumenta Pitta e qualquer coisa pesada aumenta Kapha.
No cérebro, Vata encarrega-se da memória, do movimento dos pensamentos desde o armazenamento até à consciência do momento presente e de volta ao arquivo.
Pitta controla o conhecimento, a transformação da matéria prima (dados sensoriais) no pensamento, discernimento, a comparação dos pensamentos dá como resultado uma conclusão.
Kapha proporciona a estabilidade necessária para que a mente funcione de forma coerente. Quando os três Doshas actuam juntos em harmonia, a mente harmoniza-se; e quando estão desequilibrados, a mente desequilibra-se.
A perturbação destas forças essenciais cria perturbações emocionais: no caso de Vata, especialmente medo e ansiedade; em Pitta, sobretudo a raiva e inveja e em Kapha, principalmente avidez e apego excessivo.
As emoções que a pessoa sente influenciam de modo directo o físico; as flutuações corporais alteram as emoções. Os cientistas têm demonstrado que, quando uma pessoa modifica a sua expressão facial, essa nova posição adoptada pelos músculos modifica o fluxo do sangue nas diversas partes do cérebro, modificando efectivamente o funcionamento da consciência. Por exemplo, se conseguirmos que uma criança enfurecida sorria, mesmo que seja um pouco, em geral ela deixará de fazer birra. Desta maneira, existe continuamente uma influência recíproca entre os diferentes níveis de nosso ser.

As diferenças na consciência do ser humano crescem de acordo com o seu ambiente, seja ele rural ou urbano. Climas húmidos como montanhas tropicais e chuvas produzem kapha e doenças como constipações e tosses. Enquanto que os locais quentes e áridos, com pouca água, quase sem chuvas produzem desequilíbrio de vata e pitta. Lugares que são considerados pacíficos equilibram os três Doshas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário