sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Planta do Mês: Equinácia


Esta planta é um dos medicamentos herbais mais importantes do mundo. Pesquisas efectuadas demonstram que tem a capacidade de aumentar as defesas do organismo contra infecções virais e bacterianas, isto porque estimula o funcionamento do sistema imunitário.
Também tem propriedades antibióticas, ajuda no alívio de alergias e tem vindo a ser usada durante séculos para tratar infecções de pele.
Ainda que nativa da América do Norte, a Equinácia também é actualmente cultivada na Europa.

Espécies usadas: Echinacea angustifolia e Echinacea purpurea

Texto adaptado de The Encyclopedia of Medicinal Plants, Andrew Chevallier Mnimh

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cebola para a tosse!

Nesta estação em que as constipações são comuns, as tosses são um must. E fazem-se sentir mais quando uma pessoa menos precisa delas, quando se deita para descansar.
Um bom remédio é o mel medicado com açafrão-das-Índias, ou então, para quem quiser um remédio mais simples e fácil de aplicar, pode usar cebola em qualquer forma e situação.
Comer mais cebola, medicar mel com cebola picadinha (deixar macerar por mínimo 10 dias e depois começar a tomar), xarope de cebola, sumo, o que vos custar menos tomar.
No caso de crianças e bebés isto pode ser mais difícil porque, apesar de que a cebola é um alimento com um sabor adocicado, "isso pica, mamã"!!!
Então, muito mais fácil será fazer como me ensinaram os tailandeses. É só cortar a cebola aos bocados (que nem precisam de ser pequenos) e colocá-la junto à cama da criança que dorme. A sua acção expectorante, broncodilatadora e antiespasmódica vai ser alívio imediato e certo e o cheirinho que fica... não é nada que não se possa aguentar.

Receitas aceboladas:
Outra forma de dar a crianças (pequenas e grandes) é descascar a cebola, retirar-lhe o centro sem a partir e enchê-la de açúcar mascavado. Deixar macerar por 1 hora e depois beber o xarope de açúcar que restou e comer a cebola.
Também podem descascar e cortar uma cebola às rodelas, fazer o mesmo com uma cenoura e ralar um bocado de gengibre. Misturar e cobrir tudo com açúcar mascavado. Quando o açúcar for completamente calda, beber e comer o xarope.

Mais receitas de xaropes de cebola disponíveis nos próximos dias!!!

Experimentem e logo me dirão!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ghee: o Ouro Ayurvédico

Ghee é um dos veículos e preservantes mais usados na Índia. Considerado divino em Ayurveda, é por si só terapêutico e adequado a todos os biótipos. Aumenta ojas, a essência subtil de todos os tecidos. Aumenta agni,  e todas as energias e enzimas digestivas do corpo. Promove jatharagni, o fogo digestivo existente no intestino delgado, melhorando as suas capacidades sem agravar pitta.
É a fonte tradicional de lípidos na alimentação indiana. Trata-se de manteiga clarificada, livre de todos os seus resíduos lácteos. Por esse motivo dura mais que a manteiga normal. Sendo uma fonte de gordura, é calórica. É usado tanto em terapias e massagens como na culinária, para saltear vegetais, por exemplo, sendo também uma fonte de vitamina A, ajudando ainda no combate à úlceras.
Pesquisas comprovaram que o ghee, apesar de ser um alimento de origem animal, não sofre do problema de saturação de gorduras, portanto não aumenta os níveis de colesterol no sangue.


Propriedades terapêuticas

Diz-se do ghee que ajuda a equilibrar os humores. Em Ayurveda é utilizado também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais. Junto dos praticantes de yoga é conhecido como sendo um lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das asanas ou posições.
As massagens com ghee são usadas no tratamento de distúrbios de pitta e vata. Os textos antigos afirmam que o ghee é bom para todas as partes do corpo e que é também o suprassumo dos tratamentos para os problemas (inflamatórios) de pitta. Por isso mesmo é também o meio (anupana) preferencial para administrar tratamentos para estas condições. Também é usado em tratamentos rejuvenescedores (rasayana), de doenças e afrodisíacos (vajikarana).
Para além disso o ghee é conhecido por promover a memória, a inteligência, o bom funcionamento do aparelho reproductor e a digestão.
Já está cientificamente provado que o ghee é rico em compostos fenólicos. Ou seja, é bom para para o crecimento dos 7 dhatus no corpo (plasma, sangue, carne, gordura, ossos, medula óssea e fluído reprodutor) e é adequado para pessoas de todas as idades.
O ghee torna os órgãos sensoriais mais eficientes, promove o crescimento do cabelo e melhora a saúde e aspecto da pele. Ajuda a formação de ossos e facilita a recuperação de ferimentos traumáticos, inclusive fracturas. Também é conhecido pelas suas propriedades terapêuticas no tratamento de queimaduras e feridas.
O ghee solidifica mas não perde as suas propriedades, pelo contrário, os seus benefícios apuram-se com a idade. Por isso pode ser armazenado por muitos anos, sem necessidade de refrigeração.

Preparação

O ghee é obtido a partir do cozinhar lento de manteiga sem sal de óptima qualidade, de onde são retirados os componentes sólidos. Use preferencialmente uma panela que não seja de alumínio.
Coloca-se a panela a lume lento, aumentando sempre que necessário para libertar espuma. Com uma escumadeira vão-se retirando os resíduos que se acumulam à superfície até já não libertar mais. Por fim use um pano e filtre o líquido. O resultado vai ser um líquido dourado e transparente: o ghee.

Usem à vontade!!!




Compostos fenólicos: são um grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular (radicais livres).