sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Açafrão-das-Índias: O remédio da estação!

Pois é, agora é altura das gripes, constipações, tosses, espirros e sabe-se lá que outras afecções pulmonares, nasais e outras que tais. Quando os sintomas aparecem já se sabe que vamos passar um período chato, com lenços de papel sempre atrás. O meu conselho é: experimentem açafrão-das-Índias.
O açafrão-das-Índias (Curcuma longa) tem uma forte acção anti-inflamatória, seja por ingestão ou aplicação local, digestiva, anti-séptica, anti-tússica, além de que é um tónico para o sangue e é emenagoga (para problemas menstruais), entre outras propriedades. Assim, é óptimo no tratamento de gripes, constipações, excesso de muco, inflamações de todo o tipo, internas e externas. Ao misturá-lo com mel torna-se mais fácil a sua ingestão (principalmente com crianças) mas na realidade pode ser misturado com a comida ou até diluído num copo de água morna e tomado em jejum.

Pelas suas propriedades altamente medicinais, a Happy Herbal Pharmacy usa este ingrediente, em combinação com outros, para produzir um mel medicado milagroso (segundo a opinião de quem prova, é tiro e queda!) que é bastante útil nesta altura do ano. Consulta o catálogo na nossa Botica e beneficia do poder das plantas!
 ATENÇÃO: Não dar mel a crianças com menos de 1 ano de idade.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Permacultura no Mar Morto!!!

Como fazer um bosque alimentar no Mar Morto. Pode parecer pretensioso o Geoff Lawton falar de Permacultura como a solução para todos os problemas do homem mas se pensarmos bem, havendo abundância de alimento fica solucionado o maior problema da humanidade: a subsistência. E se esse alimento não tiver sido contaminado com petroquímicos, como os pesticidas usados actualmente, a quantidade de doenças diminui drasticamente. Além disso é de extrema importância consumir o que cresce onde nos encontramos e na devida estação. Seguir esta forma de alimentação fortalece o sistema imunitário do homem e previne uma série de doenças. Assim, fortes e saudáveis, resta-nos ocupar a mente e cuidar do espírito. Soa-me bem!


E aqui vai o resto:
Parte 2, Parte 3, Parte 4

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Espreita a Botica!

A Botica é uma nova secção onde se encontram à venda os produtos da Happy Herbal Pharmacy, um conceito de farmácia completamente herbal e natural.

Não só de forma a minimizar o consumo de químicos que já é habitual na nossa sociedade, mas também para abraçar uma vida mais saudável, em que a prevenção é parte de um trabalho diário e constante, o uso de métodos e ingredientes naturais é uma escolha consciente para uma vida mais equilibrada.
O leque de produtos é elevado e sempre em crescimento. Neste momento já tem óleos, tinturas e cremes para diversas aplicações, desde uso diário ao terapêutico, produtos de higiene diária, suplementos alimentares, chás e produtos de primeiros socorros, inclusive um estojo com o essencial para qualquer eventualidade.
Nesta altura do ano os protagonistas principais são o mel herbal e a tintura antibiótica e de reforço do sistema imunitário, mas há mais, muito mais. Vá lá, dá uma olhadela.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

The Story of Cosmetics

Aqui está, mais uma vez para quem não sabia, não ouviu, depois não digam que não foram avisados!!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

The Gardener's Handbook

Mais um título para a nossa biblioteca. Desta vez é sobre jardinagem, tanto de plantas decorativas como tratar da horta de uma forma biológica e ecológica. Está em inglês e pareceu-me, do pouco que li, bastante acessível.
Aqui estão os passos todos para se criar um espaço de horta ou jardim, tintim por tintim, desde a escolha do local, preparar a terra, plantar e mulchar o terreno, manutenção das plantas, como lidar com insectos e fungos, quando colher as plantas, fazer sementeira e criar composto, entre outros.
Para quem estiver interessado, boas leituras!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Erva de Trigo: Clorofila pura

 Benefícios
As propriedade medicinais do trigo jovem, ainda em erva, são muito diferentes das do trigo que se usa normalmente na alimentação. Fonte de clorofila, aminoácidos, minerais, uma das fontes vegetais mais ricas em vitaminas A, B eC, rico em enzimas, ferro e oxigénio, a erva de trigo é um super alimento. Os estudos que sugerem semelhanças diversas entre as molécula da clorofila e da hemoglobina e, associados a centenas de casos reportados em que a clorofila foi usada com resultados incrivelmente positivos (na cura de infecções profundas, para acelerar processos de cura, remover detritos necróticos de feridas abertas, entre outros) levam muitos médicos e profissionais da saúde a recomendar a sua ingestão diária. Estudos em laboratório indicam que a clorofila purifica o sangue, previne cáries dentárias, ajuda a digestão, promove a desintoxicação do fígado, mantém o equilíbrio da tiróide, limpa os órgãos internos, melhora a função capilar, dá suporte às hormonas sexuais, desintoxica o corpo de contaminantes químicos inorgânicos e ajuda a aumentar o número de células brancas no sangue.
Plantar



  • Primeiro colocamos as sementes de trigo de molho, à noite.
  • De manhã lavamo-las muito bem e deixamos num sítio protegido do sol e cobertas com um pano. É conveniente ir lá mexer de vez em quando a ver se secaram completamente. Se isso aconteceu é só voltar a molhar e a escorrer para continuarem húmidas.
  • Vamos repetir este processo de molhar e escorrer todas as noites e manhãs, ou sempre que as sementes estejam secas, até que comecem a germinar, mais ou menos 2 a 3 dias.
  • Nesta altura colocam-se num tabuleiro ou caixote com aproximadamente 1 a 2 cm de terra, cobre-se com uma camada muito fininha de terra e rega-se com um pulverizador.
  • Quando a relva tiver entre 10 e 15 cm pode ser colhida. Podem ser feitas até 3 colheitas da mesma sementeira, com a noção de que a primeira é a mais forte em propriedades.

Sumo de erva de trigo: Liquid Sunshine

1 lt de água
1 mão-cheia de erva de trigo acabada de colher
1 a 2 peças de fruta (preferencialmente maçã)
1 pedaço de gengibre
1 pedaço de casca de limão
Mel a gosto (opcional)

Meter todos os ingredientes na liquidificadora e bater até fazer o sumo. As quantidades de cada ingrediente podem ser alteradas conforme a preferência de cada um.

Coar as fibras e beber o sumo. As fibras coadas que sobram podem ser guardadas até 1 dia no frigorífico. Podem ser usadas como uma máscara com ligeira esfoliação no corpo, óptima para problemas de pele.

Opcionalmente pode usar a erva seca e em pó, à venda em diversos locais.