domingo, 15 de maio de 2011

Sabias que...?

Sabias que o tomate, entre outros alimentos, podem ajudar a proteger-te contra os efeitos dos raios solares?
Pois é, este fruto contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados nas células pelos radicais livres, que lhe atribui a sua cor vermelha.
Num episódios de programa com a chancela da BBC - The Truth About Food - foi feito um estudo em que o consumo de aproximadamente 60 gr/dia de pasta de tomate, durante 12 semanas, aumentou a capacidade natural da pele se proteger contra os raios UV em 30%.

Mas antes que se ponham a comprar o stock inteiro de tomate do supermercado é preciso ter em atenção que:
1.É preciso ingerir o tomate antes de nos plantarmos ao sol. Ou seja, começar 3 meses antes de ir de férias e continuar durante todo o período em que se está exposto.
2.Esta substância, o licopeno, existe na proporção de 13% no tomate cru. Para maximizar a quantidade é necessário cozinhar o tomate e aí pode-se obter até 70%. Produtos como o ketchup e os molhos de tomate são bastante ricos em licopeno, pelo que o seu uso também é aconselhável (cuidado com as marcas e os químicos, o melhor é fazer molho de tomate em casa!).
3.Os produtos biológicos são mais eficientes que os expostos a químicos (surprised???)

Outras fontes de licopeno de fácil acesso são o mamão, a papaia, a melancia e a manga.
Outra vantagem da ingestão de licopena é a redução da probabilidade de contrair cancro na próstata, bem como o desenvolvimento de tumores nesta região.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Moon quê?

Esta é a primeira pergunta que se ouve quando se fala do Mooncup a alguém que desconheça por completo a sua existência. Mas ele já anda aí há algum tempinho.
Quando uma amiga me falou nele disse-me que ia mudar a minha vida, mas eu não tinha bem ideia do que ela estava a dizer. Agora só vos posso dizer que é verdade!
Para aquelas damas que se preocupam com os efeitos que os artigos de higiene íntima possam ter nos vossos corpos (leia-se pensos higiénicos e tampões) ou mesmo para aquelas com consciência ambiental que se benzem de cada vez que deitam um destes artigos, já usados, no lixo, o Mooncup é uma óptima alternativa.
O que é? É um copo feito de silicone medicinal que recolhe os fluidos menstruais no seu interior. A sua colocação e remoção são bastante fáceis e tem uma capacidade de recolha bastante elevada.
Não requer cuidados de maior, basta esteriliza-lo antes de o colocar no primeiro dia do ciclo e lava-lo sempre que o esvaziar e voltar a colocar.
De que forma mudou radicalmente a minha vida? Comecemos pelo mais facilmente observável:
Não tenho de gastar dinheiro a comprar pacotes e pacotes de pensos higiénicos nem outros artigos similares. O facto de ser reutilizável torna-o bastante prático (com os cuidados adequados que são mínimos dura-lhe anos a fio).
Já não é preciso ir em peregrinação perguntar a todas as nossas amigas e às amigas das nossas amigas quem tem pensos ou tampões que nos dispense. Principalmente quando nos encontramos no meio da natureza isso pode ser uma tarefa árdua e podemos acabar por ter de esconder a "fralda" que nos deram de tão boa vontade dentro do bikini.
Não estou em contacto directo com perfumes, branqueadores nem geles absorventes que muitas vezes provocam tantas alergias a tantas de nós. É feito de silicone anti-alergénico e por isso mesmo não interfere com a delicada flora vaginal.
Para quem tem dores muito fortes no primeiro dia, colocar o mooncup aquecido é um alívio bem recebido pela nossa mente.
O conteúdo do copo, o nosso sangue, pode ser despejado em qualquer cano ou, se na natureza, em qualquer buraco no chão que se cobre em seguida. Depois de lavado é como novo e é só voltar a colocar.
Não geramos quantidades loucas de lixo, não há poluição, é simples fácil, limpo e saudável.

Daquilo que me apercebi há 2 tamanhos, um maior e um mais pequeno consoante já se tenha dado à luz (parto natural, que ainda há quem tenha filhos à unha) ou não. O preço ronda os €30 euros mas vale bem a pena gastar este dinheiro. Já o vi à venda nalgumas feiras e eventos ou então sei que a Naturkinda o está a vender. Ou então encontrei este Lunette que é idêntico e a um preço parecido.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Camomila... para lavar as vistas!

A camomila é uma das plantas mais vulgarmente consumidas. É famosa pelas suas propriedades relaxantes, mas na realidade tem aplicações bem mais diversas do que poderíamos crer. Alguns dos seus atributos são o ser anti-espasmódica, anti-inflamatória, relaxante, carminativa e anti-alergénica.
Tem também diversas aplicações práticas. Desta vez vou só mencionar o seu uso como lavagem ocular.
Especialmente em crianças, a camomila pode ser usada como lavagem ocular, em caso de conjuntivite, terçolhos ou outras inflamações da vista. Para tal basta fazer um chá e limpar o olho com ele quando estiver morno, ou mesmo usar os sacos de chá e colocá-los sobre os olhos por um bocadinho. Os resultados são visíveis ao fim de muito pouco tempo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

The Encyclopedia of Country Living

Trata-se de uma compilação de diversos temas sobre como viver no campo. É vastíssimo e contém informação e/ou bibliografia recomendada sobre tudo o que pode interessar a quem quer viver no campo ou ter um estilo de vida mais ligado à auto-sustentabilidade.
Aborda temas mais óbvios como tratar e criar plantas e animais, conservar os alimentos, receitas, como escolher a terra a comprar e até mesmo partos em casa.
Basicamente é um Guia da Quinta. Já está na biblioteca e o link directo é este.

O tio James dá grandes dicas!!!

Para quem não conhece o tio James (James Wong) aqui vai um site imperdível de receitinhas maravilhosas. Já tem dois livros editados (não, ainda não estão na nossa biblioteca mas talvez num futuro próximo... haja tempo para tudo!). Chamam-se Grow Your Own Drugs (e também não, não tem a ver com as papoilas brancas que agora se vêem em todo o lado, pelo menos aqui para os lados da Ericeira. Já ouvi umas explicações para o aparecimento destas plantinhas tão conhecidas mas prefiro não veicular, para não levantar falsos testemunhos. O que é certo é que antes não se viam e agora volta e meia há umas aparições...). Enfim, mas dizia eu que o tio James é craque nisto das receitas. O site dele já está na lista Similares, mas fica aqui o link mais uma vez. Experimentem colocar um número de página ao calhas e verão o resultado...


Por hoje vou deixar-vos com uma receita óptima para as queimaduras de todo o tipo:

Cubos de Gel Gelado de Aloe Vera e Calendula

Ingredientes:
  • 2 folhas maduras de aloe vera
  • 4 cabeças frescas de calendula
  • 16 gotas de óleo essencial de lavanda (1 gota por cubo)

Preparação:
  • Descascar o aloe e retirar o gel
  • Colocar na batedeira com a calendula e misturar até obter um "batido"
  • Colocar o gel nos tabuleiros de gelo e colocar uma gota de óleo essencial de lavanda por cubo
  • Congelar. Conservar no congelador até 6 meses


Aplicação:
Apliquem um cubo directamente sobre a parte afectada. Usem um guardanapo ou pano porque vai escorrer a sério quando começar a descongelar mas o alívio que provoca e a frescura são fantásticos.


Dica para descascar o aloe:
Cortar a folha do aloe o mais próximo da base possível (podem guardá-las no frigorífico por 2 semanas)
Cortar os picos laterais do aloe
Retirar a parte extereior da folha com cuidado para não raspar a parte interior verde

Propriedades fitoterapêuticas:
O aloé vera é uma verdadeira farmacopeia por si só, bastante usado em diversos sistemas de medicina alternativa, em todos os continentes. Acalma e regenera a pele de forma única, mesmo aplicado sozinho e em gel. A calendula também é exímia em reparar a pele exposta a queimaduras. Com a chegada do solzinho recomendo vivamente ter este miminho em casa para depois dos dias prolongados na praia (para quem pode!) ou a trabalhar de enxada na mão (para quem gosta!).

terça-feira, 3 de maio de 2011

Manuais de Thai Massage / Thai Yoga

Mais dois livritos para consulta, desta vez sobre massagem tailandesa. E não se confundam que não requer que seja dada de tanga, como aliás podem ver pela foto. Para quem não conhece, a Massagem Tradicional Tailandesa é também chamada Thai Yoga e consiste primordialmente numa sequência de estiramentos assistidos. Isto quer dizer que quem recebe a massagem faz yoga involuntário (sabe TÃO bem!!!). Os links já estão na biblioteca ou então podem seguí-los por aqui Thai Massage Manual e Traditional Thai Massage.
O papel mais importante da massagem tailandesa é, como parte de um sistema holístico, o de estimular os processos naturais de cura do corpo.
Alguns dos seus benefícios documentados desde há pelo menos 3000 anos são o melhorar a circulação, flexibilidade e tónus muscular. Em muitos casos – tais como o de músculos excessivamente trabalhados, fadiga, luxações e entorses – e se for adequadamente aplicada, a massagem tailandesa pode representar um papel vital na reparação de tecido danificado. Esta mistura de acupressão e alongamentos é principalmente benéfica para aqueles que se encontram doridos, tensos e cansados. Ao encorajar a função linfática esta pratica consegue desintoxicar o corpo, aumentar os índices do sistema imunitário e precaver doenças e ferimentos, graças à flexibilidade de articulações e ligamentos que proporciona. Para além disso também promove um alívio do stress, estados de relaxamento puro, músculos alongados e aquecidos, fluxo de energia curadora, maior flexibilidade, maiores níveis de energia e mais centrada, ajuda a manter os níveis de atenção na tarefa a desempenhar, alívio em dores musculares e das articulações, um sentimento de confiança e bem-estar.
É a preparação ideal para participantes de eventos desportivos ou qualquer outra prova mental ou física e é altamente terapêutica para os que sofrem de dores derivadas de tensões, ferimentos ou doença.
Ainda assim, o terapeuta de massagem tailandesa deve reconhecer as suas limitações e deve evitar tratar pacientes com doenças dos órgãos internos, ferimentos crónicos e doenças degenerativas, para além dos outros casos em que não se deve aplicar nenhum tipo de massagem, salvo por indicação médica expressa.
Se precisarem de informação ou tiverem alguma dúvida específica comuniquem. Como terapeuta e formadora deste estilo talvez possa ajudar.